4 erros na área de TI que pequenas empresas cometem

O que seria das empresas, hoje em dia, sem as soluções tecnológicas oferecidas pelo mercado? Seria praticamente impossível trabalhar e realizar negócios sem a utilização das ferramentas corretas de TI.

As soluções apresentadas por esta área, que é considerada estratégica nas organizações, podem ser diferenciadas para pequenas, média e grandes empresas, cabendo ao gestor escolher aquela que mais se encaixa no modelo de negócio.

As pequenas empresas se encaixam nesta perspectiva de melhorias, pois também investem em tecnologia. No entanto, por ter um capital reduzido – ou até por desconhecimento da sua gama de possibilidades – cometem alguns erros na área de TI.

Se você tem uma micro ou pequena empresa e não quer comprometer seus resultados, além de manter o foco nas informações que podem alavancar os negócios, elaboramos uma lista com de erros na área de TI que devem ser evitados.

Os erros na área de TI mais comuns em pequenas empresas

Se você não cometer os erros na área de TI que destacamos abaixo, suas chances de sucesso são ainda maiores.

1 – Falta de planejamento

O planejamento é a principal ferramenta gerencial para gastos desnecessários.  É preciso discutir, analisar e pensar bem sobre a melhor solução para a sua empresa.

A TI é uma aliada dos negócios, mas nem por isso você precisa comprar todas as inovações existentes no mercado ou ficar preso em sistemas obsoletos.

Fique de olho nas novidades do mercado, faça testes com as ferramentas, veja as condições de manutenção, consultoria, etc., e lembre-se que tudo isso precisa caber no orçamento da empresa.

2 – Pouca atenção aos usuários e às suas necessidades

Um dos erros na área de TI mais comuns é não prestar atenção na ponta final do negócio. Qualquer companhia tem seus usuários e clientes, mesmo que em menor escala, que fazem uso das ferramentas dispostas pela empresa. Eles são o termômetro que as organizações precisam para avaliar a funcionalidade do sistema.

Ignorar uma solicitação ou ideia dos usuários do sistema interno pode impedir que mudanças valiosas sejam feitas de forma a aumentar a produtividade e reduzir custos.

Esse é um dos erros na área de TI que pode prejudicar a eficácia, já que os colaboradores não recebem a atenção devida.

3 – Ter pouco ou nenhum conhecimento sobre novas tecnologias

A área de TI é muita dinâmica e todos os dias novas tecnologias são desenvolvidas para atender às mais diversas necessidades do mercado.

Como já dissemos, o uso de sistema defasado é um dos erros na área de TI que afetam diretamente o negócio da sua empresa. Isso quer dizer que há um gasto maior para manter o sistema rodando e pouco ou nenhum retorno do investimento.

Para evitar transtornos e perda de capital, esteja sempre informado sobre as inovações do mercado tecnológico e os benefícios que elas podem trazer para sua empresa.

4 – Subestimar as questões de segurança

Um dos objetivos da segurança em TI é proteger os dados e as operações de um negócio; afinal, quando qualquer um desses aspectos é comprometido, a organização está em risco.

A segurança de TI é um ponto de atenção. Por mais que a área esteja sempre em evolução, os ataques virtuais estão se tornando cada vez  mais constantes. Dados podem ser violados, sistemas travados, operações interrompidas. Isso tudo pode custar muito caro para ser retomado.

Para garantir a proteção de dados e sistemas operacionais, faz-se necessário o investimento em políticas de segurança digitais e físicas, visto que os ataques têm se tornado cada dia mais sofisticados.

O fato é que ter o melhor hardware pode não resolver a dificuldade da empresa. Além disso, desmerecer as vantagens dos recursos modernos disponíveis no mercado pode trazer uma série de perdas.

Mas então, o que fazer?

Para solucionar esses e outros problemas e evitar que os erros na área de TI inviabilizem o seu negócio, tenha um suporte adequado. Muitas vezes a solução está na terceirização das funções, através de profissionais especializados que proporcionam trabalho dedicado com a segurança, qualidade e velocidade que sua empresa merece.

Quer saber como ter a melhor solução de TI adequada à sua empresa? Fale com a gente!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: