Ambiente de TI: Afinal, o que é isso?

A área de TI é reforçada de estereótipos por todos os lados. Ao ouvir falar sobre ambiente de TI, por exemplo, alguém pode pensar que se trata de um lugar escuro, cheio de café, onde dezenas de pessoas que escolheram o computador ao invés da saúde não conseguem parar de trabalhar.

Esse é um cenário bem caricato – e, tirando o café, todo o resto é provavelmente um exagero.

Um ambiente de TI nada mais é do que um dos lugares mais importantes da empresa, onde pessoas inteligentes trabalham para manter os dados (dentre sites, aplicativos, intranets e documentos confidenciais) sempre disponíveis – o que aumenta a receita, o alcance de marca e a resposta do público ao negócio em questão.

E, por ser tão importante, um ambiente de TI deve ser constantemente monitorado. Só assim ele estará, na maioria das vezes, perfeitamente seguro.

Monitorando o ambiente de TI

O ambiente de TI é comumente tratado como o cérebro de uma empresa, justamente por guardar todas as informações importantes ao desenvolvimento da companhia. E, justamente por isso, os profissionais de TI são extremamente cobrados para garantir a disponibilidade da área.

Isso significa, basicamente, ter um ambiente de TI sem nenhum “downtime”, termo utilizado para descrever problemas que possam interromper, de alguma forma, o bom andamento dos serviços de informação. O downtime pode ocorrer por várias razões, desde um problema de aquecimento até a queda de um sistema.

O monitoramento pode diagnosticar esse tipo de situação e atuar preventivamente na resposta. E realizar uma avaliação manual de item por item, nesse caso, pode ser custoso para a empresa e a equipe, que vai ter que deixar de lado alguma tarefa importante para se dedicar, por algumas horas, somente a isso.

profissional de tiDessa forma, existe um risco grande de que o negócio central da empresa fique descoberto enquanto um membro do time faz o trabalho de monitoramento, que é onde as demandas de gerenciamento tendem a ser maiores.

A solução mais viável a esse impasse seria contar com um outsourcing, ou seja, uma fonte externa que possa recriar à perfeição seu ambiente de TI – e monitorar passo a passo o funcionamento do mesmo.

Out Sourcing para Ambiente de TI

Ainda que tenha um ambiente de TI robusto, toda empresa precisa que ele esteja focado no que chamamos de “core business” do negócio, ou seja, na função central.

Por exemplo: se sua empresa é uma imobiliária, o core business é vender e alugar imóveis. O ambiente de TI deve manter o site, o e-mail e os aplicativos rodando com esse propósito, trabalhando em melhorias que possam gerar mais receita dentro disso.

Se alguém é realocado para monitorar o ambiente como um todo, ou desenvolver melhorias de processos em TI, logo será uma pessoa a menos para manter o foco na função central da empresa.

Nesse caso, a terceirização de out sourcing de TI é fundamental: contratar um parceiro externo para organizar e disponibilizar o ambiente de TI é a melhor opção para que o trabalho dos gestores de informação esteja 100% focado em entregar experiência do usuário e melhores soluções para a empresa.

Terceirizando parte ou todo seu ambiente de TI, as vantagens podem ser imediatas. Algumas delas são:

  1. Correta gestão do sistema, uma vez que a empresa que atua como out sourcing vai se focar prioritariamente nisso, colocando gente realmente especializada para cuidar dos detalhes de TI do seu negócio;
  2. Correção de falhas de maneira ágil, evitando prejuízos financeiros, já que o monitoramento é acompanhado muito de perto pela empresa parceira;
  3. Controle sobre o orçamento, uma vez que todas as possibilidades de atuação da out sourcing em TI já estarão previstas em contrato. Por isso, surpresas no rumo das coisas são altamente improváveis;
  4. Ter sua equipe de TI interna focando totalmente em melhorar seus processos de produtos e serviços, sem a necessidade de fazer trabalhos pontuais que tirem o foco de seus profissionais;
  5. Contar com sistemas e equipamentos sempre atualizados, já que é de interesse da empresa parceira prestar um ótimo trabalho. Os times externos também são encorajados a se especializar sempre que possível.

Gostou das vantagens e quer saber mais como melhorar o ambiente de TI da sua empresa? Fale com a gente!

Estamos disponíveis para uma consultoria corporativa, onde vamos te mostrar quais são as possibilidades de você melhorar seu negócio através do out sourcing de TI.

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