Atendimento ao cliente: por que ele é essencial em soluções de TI

Toda empresa hoje em dia tem uma área de suporte ao cliente, nem que seja 2.0 (ou seja, feito por redes sociais). Quem não dá atenção a esse detalhe da prestação de serviços pode estar perdendo não só um ou outro cliente, mas boa parte do mercado em que atua, principalmente se estivermos falando da área de soluções de TI.

O atendimento ao cliente, nesse caso, é essencial por um motivo muito simples: nem todo mundo nasce sabendo aplicar tecnologia da informação na sua rotina diária de trabalho. Assim, quando a empresa contrata um SaaS ou qualquer solução de TI, é comum que as dúvidas surjam – inclusive entre a própria equipe de sistemas do negócio em questão.

Quer tirar a prova? É só lembrar de quantas vezes você, de TI, precisou do suporte ao implementar algum sistema ou software que não era muito a sua zona de especialidade. Contar com um bom atendimento ao cliente em momentos de dúvida faz toda a diferença.

A importância de um bom atendimento ao cliente em TI

Usando o exemplo acima, você já precisou de suporte em alguma coisa na vida. Não precisa nem ser de TI, pode ser algo relacionado a… instalar uma máquina de lavar ou saber porque a geladeira parou de funcionar de uma hora pra outra.

Você pode até entender como esses eletrodomésticos funcionam, mas isso não significa que conseguirá dar um diagnóstico do problema, e resolvê-lo, assim que ele acontece.

Dessa forma, é bem provável que você tenha que ligar para a assistência técnica do seu fabricante. A partir daí, duas são as saídas possíveis: ou a empresa presta um bom atendimento ao cliente e te ajuda a resolver seu problema ou você se frustra com a demora, a espera ou a total falta de ajuda nesse momento.

A primeira opção é a que todas as empresas, inclusive a de soluções de TI, gostariam de praticar, pois é ela quem garante a satisfação do cliente. Nem sempre poderemos garantir que um produto ou serviço não vai dar problema, mas é imprescindível que estejamos por perto se isso ocorrer.

A segunda, que é a saída da frustração, não só afasta os clientes como gera, também, muita propaganda negativa. Frente a um atendimento ao cliente pífio, o consumidor não só não indica a marca como, muitas vezes, torna pública a sua indignação, em sites como Reclame Aqui ou em perfis pessoais nas redes.

Portanto, esse tipo de suporte em soluções de TI é essencial por cortar dois problemas de uma só vez: resolver um problema pontual e evitar que a empresa fique nebulosa do ponto de vista do cliente. Falhar em uma dessas duas coisas – ou, pior ainda, nas duas – é quase que um atestado de óbito, principalmente se a prestadora de serviço for uma pequena empresa.

Como fazer um bom atendimento ao cliente?

Se sua empresa provê soluções em TI, o atendimento ao cliente deve ser feito de forma direta e, preferencialmente, com alguém que entenda minimamente do produto ou serviço. Caso não seja possível encontrar, do outro lado da linha, essa pessoa, é preciso ter paciência e tratar o cliente com educação.

Existe a possibilidade de o problema ter sido causado em uma falha no sistema do fornecedor. Nesse caso, peça desculpas de maneira honesta. Tratar o cliente com respeito e de maneira verdadeira é uma boa forma de começar um atendimento ao cliente exemplar.

Se é você quem precisa de uma ajudinha em soluções de TI, mantenha a calma ao pedir informações para não atropelar acontecimentos e fazer uma demanda vaga. É preciso que a pessoa do outro lado entenda seu problema para poder te ajudar.

Exija dela respeito e confiabilidade nas respostas, pois o mínimo que um fornecedor pode fazer em situações adversas é prestar um bom atendimento ao cliente. É assim que você trataria um consumidor, certo? Então é exatamente assim que merece ser tratado.

Quer saber como é nosso atendimento ao cliente em soluções de TI – e como podemos te ajudar no seu caso ou da sua empresa? Fale com a gente!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: