Automação de TI: Mitos e verdades

Tecnologia da Informação é um setor necessário a qualquer empresa que trabalha com fluxo intenso de dados e quer crescer dentro de seu espectro de negócios. Contudo, nem todas as companhias conseguem, realmente, criar e gerenciar uma equipe de TI in house.

Isso significa que, para boa parte dos negócios brasileiros, a automação de TI é a melhor opção para garantir que o trabalho na área está sendo (bem) feito. Uma das formas de automatizar o setor é terceirizando produtos e serviços que atendam a demandas pontuais e específicas de cada empresa.

Contudo, esse modelo de negócios é permeado por diversos mitos, como o de que o serviço só pode ser contratado por empresas de grande porte, o que acaba limitando muito o acesso a uma parceria de qualidade.

Nesse post vamos separar o que é mito e o que é verdade dentro da automação de TI – e esperamos que você possa encontrar nele as razões para apostar em dados mais seguros e acessíveis daqui pra frente.

Mitos e Verdades da Automação de TI

1. Terceirização de TI é tão caro que não vale o investimento

Mito. Na realidade, pode custar muito mais caro montar uma equipe interna, com infraestrutura da própria empresa, do que escolher um bom fornecedor de automação de TI.

Isso acontece porque, hoje, boa parte dos dados são processados e armazenados em nuvem, o que diminui bastante o custo dos próprios parceiros em prestar o serviço – e, assim, o cliente final acaba recebendo um orçamento bem interessante.

O principal motivo pelo qual a terceirização de TI vale o investimento é que a equipe interna de uma empresa geralmente está focada no core business da empresa: se é para vender sapatos, vamos encontrar soluções para vender sapatos, e não para gerenciar o backup dos dados sobre as vendas de sapatos.

Nesse exemplo, o backup, que é algo mais braçal, pode ficar nas mãos de um fornecedor externo. Com o crescimento da empresa dentro de seu ramo de atuação, esse investimento acaba se pagando.

2. Um dos retornos da automação de TI é a redução de custos

Verdade. Afinal, não é só o investimento que se paga, mas também alguns custos com TI são drasticamente reduzidos.

Isso pode ser visto, dentro do seu data center, esse é um dos custos que vai deixar de existir ao optar pela terceirização de backup em nuvem e outras soluções de TI.

3. A empresa perde a confidencialidade de seus dados ao entregá-los à automação

Mito. A confidencialidade continua lá – e, por força de contrato, mais forte do que nunca. Seus dados também ficam disponíveis para as pessoas com autorização para acessá-lo a qualquer momento do dia ou da noite.

E, se o armazenamento em nuvem é a solução desejada, a criptografia dos sistemas vai garantir que os dados estejam mais seguros contra invasões e ataques.

4. Toda empresa pode contratar TI automatizada

Verdade. Soluções como essas são tão mais acessíveis do que montar data center próprio, por exemplo, que até micro empresas podem ter um bom serviço de TI terceirizado e com a mesma qualidade que as grandes empresas tem.

Inclusive o out sourcing, outro nome para automação de TI (quando se busca uma fonte externa para trabalhar a informação), pode ajudar a crescer o valor, a venda e os negócios da empresa como um todo.

Esses são apenas alguns exemplos para quem quer experimentar a automação de TI mas não sabe, muito bem, como ela funciona. Se você quiser conversar mais sobre isso, fale com a gente.

Temos as menores soluções para sua empresa estar cada vez mais conectada ao consumidor, com dados organizados e pontos para apontar crescimento constante.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: