Hospedagem Gerenciada: Tudo o que você precisa saber

O conceito de hospedagem você já conhece: é a possibilidade de colocar dentro de um servidor um site ou aplicativo. Sem uma empresa de hosting, você não consegue levar ao ar as suas informações. A hospedagem pode ser contratada a qualquer momento em uma série de opções de fornecedores e, geralmente, tem duração anual, que pode ser renovada conforme demanda.

Contudo, como nem todo mundo entende de servidores e como eles funcionam, é crescente hoje em dia a busca pela hospedagem gerenciada, um serviço onde o próprio fornecedor da hospedagem garantem o monitoramento e a gestão da hospedagem.

Uma das principais características da hospedagem gerenciada é ter suporte de profissionais com experiência em TI para identificar e corrigir rapidamente os problemas de hosting, se eles vierem a ocorrer. Com esse tipo de serviço é bem menos provável que seus dados fiquem fora do ar por muito tempo caso os servidores parem de funcionar – ou um bug no sistema coloque seu site ou aplicativo temporariamente fora de circulação.

Motivos para contratar hospedagem gerenciada

Devido à alta procura pelo serviço, a hospedagem gerenciada é hoje um dos principais produtos das empresas de hosting de sites e apps, e os principais motivos para contratá-la são:

#1 Praticidade ao lidar com servidores: já que esse não é um assunto dominado por todas as pessoas que tem um site, é um bom motivo contratar o serviço de alguém que possa gerar valor nessa frente;

#2 Segurança: com a possibilidade de o serviço de hospedagem checar temas e plug-ins para sites e entender se eles deixam alguma brecha para possíveis invasões.

Hoje, quem faz um site se preocupa mais em disponibilizar as informações e menos em quais são os prós e contras de cada ferramenta utilizada para essa finalidade – principalmente quando estamos falando de plug-ins ou temas mais baratos.

A segurança fica ainda mais importante se os dados em questão estiverem distribuídos em nuvens compartilhadas, e não dedicadas.

#3 Estabilidade: quando colocamos um site no ar precisamos que ele esteja, literalmente, no ar. De nada adianta construir uma plataforma se as pessoas não encontrarem as informações disponíveis quando buscarem por elas.

Como a hospedagem gerenciada lida com monitoramento constante, poucas são as chances de um site sair de circulação e ficar assim por muito tempo, uma vez que os profissionais por trás do gerenciamento vão estar a par de todos os problemas.

Por essas e outras é que a estabilidade pode ser considerada um dos fatores que mais pesam a favor da contratação de uma hospedagem gerenciada.

#4 Performance: esse motivo também está ligado à estabilidade, e diz respeito a ter sites mais velozes, justamente pelo fato de a hospedagem ser monitorada o tempo todo. Alguns dos motivos pelos quais os sites podem ficar lentos são falhas na programação, limitações de memória, imagens pesadas e número de requisições maior do que o esperado.

Tendo uma hospedagem gerenciada todos esses gargalos – e muitos outros – podem ser resolvidos antes mesmo de acontecerem.

#5 Suporte: você já pode ter passado muita raiva esperando a resposta do suporte do seu serviço de hospedagem quando o site saiu do ar, ou pelo menos conhece alguém que já passou por esse problema…

Uma das coisas que mais nos irritam quando temos um problema de hospedagem é ficar no escuro quanto às formas de resolvê-lo, uma vez que o suporte é lento ou inexistente.

Na hospedagem gerenciada o suporte é ativo, ou seja, além de ser mais rápido nas respostas, ele pode checar e resolver um gargalo até mesmo antes que você o perceba. Esse tipo de atendimento é o sonho de todo cliente.

Quando usar hospedagem gerenciada?

Se você entendeu que os motivos acima vão te dar mais chances de trabalhar melhor, de maneira mais focada, no core business da sua empresa, sem se preocupar muito com os potenciais gargalos que surjam dentro do seu site, essa é uma boa hora para usar uma hospedagem gerenciada.

A contratação do serviço também se torna necessária se você não sabe administrar um servidor de hospedagem, não quer aprender e não tem nenhum problema em deixar esse tipo de serviço nas mãos de quem entende do assunto.

Assim, você diminui consideravelmente as chances de ter dor de cabeça com problemas pequenos e foca em tornar seu site cada vez mais atraente e competitivo dentro de sua linha de mercado.

Quer entender mais sobre hospedagem gerenciada e como ela pode ajudar sua empresa a crescer? Mande uma mensagem para a gente!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: