Problemas mais comuns de TI em PMEs e como resolvê-los

Pequenas e médias empresas podem não ter o orçamento das grandes para lidar com seu processamento de informações e dados, mas isso não significa que não precisem implementar a TI dentro dos processos de seu negócio.

Afinal, independente do tamanho da empresa, as informações são geradas diariamente e podem servir de base para o fomento de estratégias de crescimento, precificação ou posicionamento frente à concorrência. Por isso, é imprescindível contar com uma TI alinhada aos objetivos corporativos de uma PME para que as metas sejam claramente cumpridas.

Mas, aqui, voltamos ao orçamento enxuto, que pode ser considerado o primeiro problema mais comum de TI em uma PME.

Como resolvê-lo?

Existem duas formas, e uma complementa a outra. A primeira é entender quais são as prioridades de tecnologia da informação que a empresa tem e focar apenas nelas. Um exemplo: se você tem uma confecção de bairro, dificilmente vai precisar conhecer seu público através de recursos de big data, mas é imprescindível que tenha um bom controle de fluxo de caixa. Então, esqueça a compra de softwares para a primeira solução e foque seus esforços em conseguir uma boa ajuda para a segunda.

É nesse ponto que você pode entender que, às vezes, lidar com software não é a sua praia… e, antes de contratar profissionais de TI para fazer isso pela empresa, você pode optar por terceirizar o serviço de TI, que vai sair mais barato e pode ser bem mais assertivo para o seu tipo de negócio.

Passado esse problema, veja outros gargalos comuns de TI em PMEs – e as principais maneiras de ultrapassá-los.

#1 Disponibilidade limitada de recursos

Algumas PMEs contam com salas de arquivos para guardar documentos importantes, mas esse é o recurso mais limitado de todos, pois exige que o ambiente físico consiga suprir as necessidades de arquivamento não só de hoje, mas de amanhã, do ano que vem e de dez anos na frente.

Fora que o gasto com papel, pastas, armários e cofres pode ser mais alto do que a empresa gostaria, sem contar com o tempo gasto para achar um arquivo específico em meio a tanta papelada.

A melhor solução para este problema de TI é apostar em computação em nuvem, onde, ao invés de imprimir e guardar documentos, todos os dados serão armazenados em nuvem, com o máximo de segurança e praticidade possíveis. Dessa forma, seus colaboradores podem guardar melhor as informações e achá-las de forma bem mais rápida também.

#2 Insegurança quanto o futuro da empresa

Digamos que você é um detetive particular e precisa guardar fotos, recibos, documentos confidenciais dos seus clientes, tudo dentro de um contêiner lacrado para garantir a máxima segurança quanto aos segredos das informações… mas o que acontece se esse contêiner pegar fogo e você perder anos e anos de investigação?

Esse exemplo mostra como é importante ter planos de recuperação de informações, tanto através de backup quanto de um Disaster Recovery Plan (DRP).

O backup é a forma mais fácil de ter cópias das informações triviais para que seu negócio continue operando, enquanto o DRP vai te possibilitar escolher o que priorizar na hora de uma queda de sistema bem no meio da atualização de dezenas de documentos.

Tudo isso pode ser feito em nuvem e pelas mãos de uma empresa terceirizada, sem que você se preocupe em monitorar as cópias digitais e o DRP do negócio. Assim, fica mais fácil focar nas atividades que te geram renda.

#3 Produtividade comprometida pelos processos gerenciais

Tudo o que você sempre sonhou na vida foi ser um bom advogado, mas o tempo passou, você abriu o escritório e, agora, precisa se desdobrar entre analisar processos, fazer petições e monitorar os processos de TI do seu negócio.

Em casos como esse, não há muito o que se fazer além de contar com um parceiro que possa te dar um bom plano diretor de tecnologia da informação, mostrando integrações possíveis e dando recomendações estruturais de como atuar no seu armazenamento de dados.

Se sua equipe for maior e tiver pessoas dedicadas exclusivamente à TI, conte com estratégias de gestão para entender onde os colaboradores perdem produtividade e atue, através das ferramentas disponíveis de cloud computing, para diminuir o prejuízo causado por eles.

No fim das contas, todos os problemas de TI em PMEs podem ser facilmente solucionados quando a empresa conta com a ajuda de um parceiro qualificado para monitorar suas informações.

Se trabalhar mais e melhor é o que te motiva, fale com a Sinestec. A gente cuida da sua TI para que você possa focar no sabe fazer de melhor.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: