Profissionais de TI: 5 Tendências para os próximos 5 anos

A área de TI está em constante mutação, já que fazem parte da profissão o acompanhamento das nuances do mundo da tecnologia e a adaptação a elas, a fim de que o trabalho continue sendo realizado com excelência e eficácia.

As novas tendências que ditarão o mercado nos próximos anos devem ser acompanhadas de perto por estudantes de TI e profissionais formados que querem permanecer em um mercado cada vez mais competitivo.

tendências para profissionais de TI

Para que você não perca o rumo das novidades, listamos as cinco principais tendências para a área que serão sentidas ou aplicadas nos próximos cinco anos.

A dica é se antecipar ao máximo a essas realidades, com certificações, especializações e muita prática, para correr atrás de oportunidades cada vez melhores dentro da tecnologia da informação.

1. Virtualização de sistemas e desktops

Nos últimos anos o cloud computing começou a reinar absoluto dentro das empresas, principalmente no que diz respeito ao backup em nuvem. Mas, daqui pra frente, o movimento apontado é o de transportar toda a operação das empresas para a nuvem, incluindo seus sistemas e o gerenciamento de desktops.

A principal ideia com a virtualização da empresa é não precisar mais dispor de uma estrutura física, que é custosa e tem se tornado cada dia mais obsoleta, já que uma conexão com a internet resolve boa parte dos problemas de acesso das equipes de TI hoje em dia.

Prepare-se, então, para fazer home office daqui pra frente. Você já pode sair na frente contando a seus gestores os benefícios dessa medida empresarial, sem se esquecer da otimização de recursos. O teste do novo modelo pode ser imediato se a empresa já estiver utilizando a nuvem para gerenciar seus processos de TI.

2. Big Data

Por muito tempo o big data foi só uma projeção e objeto de estudos. Contudo, já está virando realidade E as empresas, que geram informações em quantidades gigantescas, vão precisar de profissionais qualificados para tratar os dados e selecioná-los de maneira sustentável para as tomadas de decisões corporativas.

E não para por aí: a inteligência de dados será toda disponibilizada em nuvem, o que vai promover atitudes instantâneas da equipe de TI e dos gestores da empresa, dispensando-se, assim, reuniões e relatórios. Tudo será feito em tempo real, melhorando o tempo de resposta de cada empresa.

3. Colaboração em nuvem

E já que estamos falando da nuvem, uma outra tendência desponta no horizonte: pessoas e empresas vão compartilhar negócios, conhecimento e suprimentos através do cloud.

Com isso, a intenção é colocar todos os fornecedores na nuvem, tendo acesso aos arquivos que competem a cada um, para que a vantagem competitiva das empresas cresçam na mesma proporção que o gerenciamento das informações.

A ideia é fazer uma cadeia de valor agregado que vai colaborar com insights e revisões para promover uma ajuda mútua entre empresa, colaboradores e fornecedores.

4. Comunicação integrada

São muitos os canais de comunicação atuais entre empresa e clientes: site, e-mail, Facebook, Instagram, Twitter… as redes sociais geraram um grande impacto no relacionamento entre as pontas nos últimos anos, e o gerenciamento de todos esses canais fica, às vezes, bastante confuso.

A tendência é que vejamos, a partir de agora, uma comunicação integrada que contemple todas essas possibilidades de interação em um só lugar.

Mas essa implementação só será possível se as equipes de comunicação e tecnologia da informação estiverem alinhadas e trabalhando, de maneira qualificada, para esse acontecimento.

5. Aplicativos customizáveis

Por fim, uma das mais fortes tendências para os próximos anos são os aplicativos customizáveis, ou seja, personalizados pelos próprios usuários de acordo com as preferências de cada um, o que vai resultar em um app completamente diferente daquele que foi previamente baixado.

Esse é uma das respostas da área de TI a um setor que lança milhares de novos apps a cada dia, deixando os gadgets sem memória e os usuários perdidos em meio a tantas opções.

Os aplicativos customizáveis podem, também, ser considerados um dos principais sintomas da revolução que a tecnologia da informação vem causando no mercado, com enfoque em facilitar a vida das pessoas e tornar mais acessíveis as principais novidades tecnológicas.

As tendências mostram que o profissional de TI tem muitas áreas de atuação às quais se dedicar – e pode começar a partir de hoje. Afinal, a mão de obra qualificada será cada vez mais exigida nesse setor onde tudo acontece rápido demais. Ainda bem.

Quer acompanhar outras tendências e conferir conteúdos exclusivos para profissionais de TI? Não deixe de conferir o Blog da Sinestec – estamos sempre publicando conteúdos úteis por lá.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: