Case - Toyota

Como a Toyota subiu um ambiente em nuvem em poucos minutos

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As empresas que investem em campanhas publicitárias, bem como as agências que as atende, precisam preocupar-se com a infraestrutura de data center quando as veiculam, pois o sucesso delas passa diretamente pelo desempenho e disponibilidade dos servidores.

Uma campanha veiculada em horário nobre na televisão e que convida o telespectador à acessar um site, por exemplo, pode gerar, de forma repentina, centenas de milhares de acessos simultâneos. Caso isso não esteja previsto na infraestrutura, pode ocorrer uma lentidão insuportável e, até mesmo, queda do site. Nesse caso, não precisamos nem mencionar o quão frustrados ficariam os usuários e o fiasco que seria a campanha.

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Preocupação com a infraesturura

No caso da Toyota, não foi diferente – a montadora veicularia uma campanha nacionalmente, com o objetivo de levar o público atingido a uma página na internet. Além da produção das peças publicitárias, houve uma grande preocupação com a contratação de uma infraestrutura que comportasse à capacidade e velocidade necessária para a página, que receberia milhares de acessos simultâneos no horário de veiculação da campanha.

Tradicionalmente, para os servidores “segurarem o tranco” dos acessos, a Toyota precisaria de várias máquinas. Porém, como uma campanha publicitária possui veiculação limitada a um período, seria inviável que a montadora comprasse essas máquinas ou firmasse um contrato de vários meses.

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Solução “elástica”

Para resolver isso, a Sinestec propôs a utilização de um data center em nuvem e com recursos “elásticos”. Isso proporcionou uma velocidade incrível de implantação do ambiente de nuvem e do “hotsite”, além da funcionalidade de expandir e reduzir capacidade automaticamente, conforme a oscilação de acessos da página. Em paralelo, a Toyota pagaria somente pela capacidade consumida pelos acessos.

Algumas vantagens que a campanha da Toyota teve:

  • Hotsite da campanha hospedado em minutos;
  • Facilidade de aumentar ou diminuir a capacidade da estrutura;
  • Sem necessidade de um contrato de fidelidade;
  • Faturamento calculado sobre apenas os recursos utilizados, enquanto a campanha esteve online;
  • Disponibilidade e desempenho necessários para suportar o volume de tráfego.

A Toyota optou pela Sinestec para garantir o sucesso de sua campanha publicitária. Em troca, obteve o respaldo de uma provedora de soluções de TI especializada em cloud computing, capaz de oferecer a velocidade e a elasticidade que uma campanha publicitária nacional exige.

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