Vale a pena contratar um Profissional de TI em PME?

Se você não investe na sua área de TI, independente do seu ramo de negócios, você já está perdendo competitividade de mercado. Isso porque o núcleo de informação é, hoje, o cérebro de qualquer negócio, e precisa ter a melhor infraestrutura possível à sua disposição.

Isso inclui, claro, dispor à sua TI o melhor time de profissionais – ou um parceiro confiável. Qualquer que seja a sua escolha, é preciso que os responsáveis mantenham seus dados sempre disponíveis, em consonância com o andamento da empresa e em segurança.

Hoje, a informação é um item muito valioso para que os gestores acreditem que essa área não merece investimentos. Mesmo que você faça parte de uma pequena ou média empresa, vai chegar a hora que apostar em TI vai deixar de ser um luxo para ser uma obrigação.

E, aí, você vai se deparar com a pergunta: vale a pena contratar um profissional de TI em PME?

Para responder a esse questionamento é preciso que você leve em consideração a importância e o tamanho dos seus dados, e o orçamento que você tem disponível.

Levantando os custos de um Profissional de TI em PME

Ainda que sua empresa não preste serviços ou venda produtos em TI, ela trabalha com TI. Todas as informações que geramos diariamente são dados que podem fazer toda a diferença nas estratégias de negócio e posicionamento de marca de uma organização, e seus custos não se resumem à contratação de uma pessoa.

Por exemplo: ao criar a infraestrutura para que a TI trabalhe dentro das paredes da empresa, é necessário comprar hardwares (como computadores e servidores), softwares e rede de internet e telefone, além de contratar pessoas capazes de operar toda essa engrenagem e separar um pedaço do orçamento para possíveis manutenções e treinamentos.

Dá pra ver, em apenas um parágrafo, que manter um Profissional de TI em PME não é uma tarefa das mais fáceis. É necessário ter um bom faturamento para ter a estrutura interna e ainda pagar encargos trabalhistas, atualizações de softwares e outros detalhes mais.

O custo-benefício vai ser favorável quanto mais os profissionais contratados forem bons de serviço, pois ter uma equipe que entende sua demanda e opera com primor sua infraestrutura vai garantir resultados pra lá de satisfatórios.

Contudo, quanto mais for capacitado, mais caro esse colaborador será – e uma das principais premissas das PMEs é não ter dinheiro para pagar pelos absolutamente melhores exemplares de cada área de atuação.

Ao contrário do que a realidade pede, esse tipo de organização pretende mais cortar custos do que buscar um profissional de TI em PME que dê conta de todo o recado. E você já sabe que ficar sem alguém nessa área não é uma boa ideia (aliás, essa pode ser uma ideia catastrófica).

Chegamos à rua sem saída?

Alternativa ao profissional de TI em PME

Uma das melhores possibilidades de ter gente qualificada para trabalhar a TI da sua empresa de maneira econômica e, principalmente, sustentável, é procurando um parceiro de tecnologia da informação para prestar serviços terceirizados ao seu negócio.

Ao contrário de um profissional de TI em PME, as empresas que prestam TI as a service não exigem encargos trabalhistas ou gastos com treinamento e maquinário: você não precisa sequer montar um centro de dados próprio, já que a maioria dos parceiros no mercado já tem esse tipo de estrutura e vão cobrar menos para que sua empresa use do que ela gastaria para construir um próprio.

O serviço terceirizado de gerenciamento de dados também traz uma vantagem competitiva ao seu próprio negócio: as empresas que prestam o serviço dispõem de pessoas extremamente capacitadas em suas próprias equipes. São especialistas que se dedicarão a cuidar das suas informações sem que você pague uma fortuna por cada um deles.

Com a terceirização dos serviços de TI, você não só tem uma alternativa viável à contratação de um profissional de TI em PME como, também, pode pagar por serviços excelentes através de orçamentos que caibam no seu bolso.

Vantagens da TI terceirizada

Além de não gastar espaço, energia ou manutenção com infraestrutura, uma equipe terceirizada de TI também vai operar através de outras vantagens. Uma das principais é a questão do suporte remoto, que faz com que o atendimento e a solução de um problema sejam mais rápidos.

Assim, ao acontecer qualquer problema na sua TI, ninguém perde tempo se deslocando do ponto A para o ponto B para resolvê-lo: em questão de minutos tudo estará de volta como era antes – ou melhor.

Isso sem falar na redução incrível de custos, uma vez que terceirizar um serviço de TI é bem mais barato do que montar uma estrutura própria para atender às demandas internas, além da segurança e confiança que os parceiros da área passam.

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